quarta-feira, 30 de março de 2011

Casamento, uma escola de amor

O casamento, e a família de modo especial, é uma escola de amor, porque a convivência diária obriga a acolher os outros com respeito, diálogo, compreensão, tolerância e paciência. Esse exercício forte de vivência das virtudes faz cada um crescer como pessoa humana. Na família, Deus nos ensina a amar e nos dá a oportunidade de sermos amados.

A harmonia conjugal é atingida quando o casal, na vivência do amor, ‘supera-se a si mesmo’ e harmoniza as suas qualidades numa união sólida e profunda. Quando isso ocorre cada um passa a ser enriquecido pelas qualidades do outro. Há, então, como que uma transfusão de dons entre ambos. Mas, para isso, é preciso que o casal chegue à unidade, superando as falsidades, infantilidades, mentiras e infidelidades. Para chegar a esse ponto é necessário olhar para o outro com muita seriedade, respeito e atenção.

Ninguém é obrigado a se casar e a constituir uma família, mas se tomamos esta decisão, então devemos ‘casar pra valer’, com toda responsabilidade. Aquela pessoa com quem decidimos nos casar é a ‘escolhida’ entre todos os homens ou mulheres que conhecemos; e, portanto, como o(a) eleito(a), devemos ter-lhe em alta estima, como a pessoa ‘especial’ na nossa vida, merecedora, portanto, de toda atenção e respeito.

Do livro “FAMÍLIA, SANTUÁRIO DA VIDA”
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP.

Um comentário:

  1. Lá, simplesmente lindo o seu Blog.
    O Casamento é isso mesmo, Vivência diária e Amor, muito amor e respeito.
    Pois este(Amor)é o maior Dom De Deus e sem ele nada seriamos.
    Que o Senhor Jesus derrame bençãos em sua vida e seja ela guiada pela luz divina neste novo caminho.

    Bjus

    ResponderExcluir